PAULIANA VALENTE PIMENTEL – Faro-Oeste

VISITA ESCOLAS / O Artista vai à Escola
1 JUN 17h00 Centro Cultural de Lagos / Sala de Exposições 1

INAUGURAÇÃO / Visita Guiada & Conversa
4 JUN 17h00 Centro Cultural de Lagos / Sala de Exposições 1
Patente até 2 JUL / Entrada Livre

FARO-OESTE retrata os modos de vida de comunidades ciganas que vivem nos vazios urbanos existentes entre Faro, Boliqueime e Loulé – uma instalação fotográfica sobre estas comunidades, nas periferias da sociedade.
Nesta obra a fotógrafa pretende mostrar o dia-a-dia das famílias dos acampamentos de Cerro do Bruxo, Horta da Areia (Faro), Alto do Relógio e Monte João Preto (Loulé), com o objectivo de combater preconceitos e estereótipos dos quais são constantemente alvo.

Em 2020 Pauliana Valente Pimentel integrou o programa de Residências Artísticas Verão Azul. Durante 10 dias a artista conviveu directamente com as comunidades ciganas de Loulé e Faro, desenvolvendo laços de confiança com os seus habitantes e obtendo um resultado profundamente intimista do modo de vida destas pessoas.
A exposição inaugurou em Novembro de 2021, na abertura da 10ª edição do FVA, tendo estado patente no Museu Municipal de Faro – Sala das Antigas Carpintarias até Janeiro de 2022.
Num trabalho de circulação regional fomentado pelo Verão Azul, FARO-OESTE estará agora patente no Centro Cultural de Lagos até 4 Julho.
A inauguração conta com uma visita guiada seguida de uma conversa com a artista, moderada por Ana Isabel Soares (docente da universidade do Algarve).

Catálogo FARO-OESTE


© casaB

O ARTISTA VAI À ESCOLA propõe o cruzamento da programação VERÃO AZUL com o projecto GYMNASIUM – O PENSAMENTO TRANSFORMOU O INFINITO EM SERPENTE, com o objectivo de aproximar o público escolar à esfera artística.
Em FARO-OESTE, é a Escola convidada a visitar a exposição, dando oportunidade a alunos do 3º Ciclo de presenciarem as distintas etapas que integram um projecto expositivo – assim como as intenções, métodos e universos de trabalho de Pauliana Valente Pimentel.


Faro-Oeste é um projecto comissionado pelo Festival Verão Azul

Produção: casaBranca
Curadoria: Ana Borralho, João Galante e Catarina Saraiva
Projecto Expositivo: Pauliana Valente Pimentel
Montagem da Exibição: Ângelo Gonçalves
Apoio Financeiro e Acolhimento: Câmara Municipal de Lagos / Centro Cultural de Lagos
Co-produção: Teatro das Figuras, Cine-Teatro Louletano / Câmara Municipal de Loulé

Agradecimentos: Um agradecimento a toda a equipa do Verão Azul, em especial à Joana Duarte, que foi a incansável assistente no terreno, sem ela este trabalho teria sido bem mais difícil. Agradecimento ao Gil Silva (Teatro das Figuras) e ao Paulo Pires (Cine-Teatro Louletano / Câmara Municipal de Loulé) pela ajuda no contacto com os profissionais que trabalham diariamente no apoio a quem vive nestes acampamentos.
Um Bem-Haja ao projecto Lusco-Fusco (ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, CRL), à Fundação António Silva Leal (Projecto Centro Comunitário Horta da Areia) e à Fundação António Aleixo (Projecto Caminhos), e nomeadamente aos seus coordenadores e formadores: Aurora Coelho, Cláudio Garcia, David Fernandes, Catarina Novaes e Marilita Santos.
Finalmente, aos Anciãos dos acampamentos, que confiaram em mim e me deram autorização para fazer este retrato.
Um Agradecimento particular ao Município de Lagos.


Pauliana Valente Pimentel – 1975. Lisboa. Como artista visual faz exposições regulares desde 1999. Em 2005 participou no curso de fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Pertenceu ao colectivo [Kameraphoto] desde 2006 até à sua extinção em 2014. É professora de fotografia autoral.
Em 2009 foi publicado o seu primeiro livro de autora VOL I (Pierre von Kleist), em 2021 CAUCASE, SOUVENIRS DE VOYAGE (Fundação Calouste Gulbenkian), em 2018 QUEL PEDRA (Camera Infinita) e em 2019 NARCISISMO DAS PEQUENAS DIFERENÇAS (Arquivo Municipal da Câmara de Lisboa). Realiza também filmes.
Em 2015 recebeu o prémio de Artes Visuais pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2016 foi nomeada para o Prémio Novo Banco Photo. Esteve, durante 5 anos, representada na Galeria 3+1 Arte Contemporânea, e 7 anos na Galeria das Salgadeiras, em Lisboa.
Actualmente colabora com diversas galerias nacionais e internacionais. Parte da sua obra pertence a coleccionadores privados e institucionais.