DOM 13 ABR / 16h00 + 17h30 + 19h00
Solar da Música Nova, Loulé
Performance / M6 / 45' / 5€
Como podem os olhos tocar? Como podem os ouvidos ver? Como pode a pele ouvir? Guiada por estas perguntas, associadas a ecossistemas de percepção relacional, Leticia Skrycky pretende, com Las Lámparas, criar lugar para um olhar periférico e vibrátil. É um convite a um estado de atenção aberto ao visível e ao invisível. Apresenta-se uma coreografia eléctrica, onde o som move a luz e a luz, por sua vez, tem som, aquecendo tudo à sua volta. Luzes como fogueiras eléctricas, que procuram activar um estado primordial de observação, como o que se sente ao contemplar o fogo.
Las Lámparas convida-nos a entrar, pensando-se como um lugar acolhedor. Ela recebe-nos e vai-se permitindo abrir, de dentro para fora, revelando-se como um espaço para ficar e ao mesmo tempo deixar-se ir.

Pesquisa e criação: Leticia Skrycky
Acompanhamento: Ibon Salvador
Colaborações: Ayara Hernández Holz, Leonor Courtoisie e Ce Pams.
Produção: Carolina Goulart
Agente: Irreal / Marta Moreira
Residências: TNT / Festival de Artes Vivas y Nuevos Formatos; GRANER / Centro de Danza y Artes Vivas; OOPSA – SOOPA / Platform for creation
Coprodução: TNT – Festival de Artes Vivas e Nuevos Formatos e Teatro do Bairro Alto
Agradecimentos: Mauricio Skrycky, Joana Cardoso & Mochi, Fernando Gandasegui, Marta Echaves, Andrea Gonzalez, Núria Gómez Gabriel, Vasco Alves, e a todes es amigues que partilharam comigo e me contagiaram com o seu entusiasmo por Éliane Radigue e Maryanne Amacher.
* Las Lámparas nasce do Proyecto Táctil, pesquisa iniciada em 2017 com Alina Ruiz Folini.
Leticia Skrycky é artista e designer de luz uruguaia, actualmente residindo em Lisboa, cujo trabalho se centra nas áreas da dança e da performance. Tendo como ponto de partida a luz, a artista explora práticas de co-criação e a relação entre as linguagens cénicas, humanas e não-humanas. Tem colaborado com diferentes artistas, como Tamara Cubas, João Fiadeiro, Carolina Campos, Vera Mantero, Jonathan Uliel Saldanha, Latifa Laâbissi & Nadia Lauro e Doris Uhlich, Marina Mascarell, entre outros. Dirige o projecto matéria leve, plataforma de pesquisa e formação em iluminação de palco.