Cine-Teatro Louletano Sex 7 OUT, 14h30 CO-PRODUÇÃO CINE-TEATRO LOULETANO * No âmbito do espectáculo E SE TUDO FOSSE AMARELO? Público Alvo: Crianças dos 10 aos 13, Duração: 3h
O princípio é olhar de novo para o instrumento e para a nossa voz como se não os conhecêssemos. Descobrir, procurar sons e formas de produção de som não habituais, tudo é possível, nada é errado. Olhar e ouvir com uma atenção nova…
Partimos para uma proposta de exploração sonora independentemente do nível de conhecimento musical de cada um. Iremos procurar outras formas de escrita. Como codificar e descodificar os sons que encontrámos? Surgem as perguntas das crianças: Como escrevo? O que quero escrever? Desenho o gesto? Desenho o sítio do instrumento em que o som aparece? Escrevo as alturas? O efeito que o som desenha no ar? No corpo? Tendo por base a exploração inicial vamos realizar sessões de improvisação.
Olhos fechados! O que é que o som nos faz sentir? Escutar o silêncio entre os sons, escutar os outros e responder. Quando se começa? Quando e como se acaba? O que faz um início? E um final? O que é música? Isto que fazemos quando improvisamos é música? Os sons menos usuais são música? O que é o erro neste contexto? O que gostamos ou não de ouvir
Oficina orientada por: Sofia Sequeira e Rute Prates
Sofia Sequeira Licenciada e Mestre em Guitarra e Ensino pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalhou com Piñeiro Nagy. A sua formação passou ainda pelo Instituto Gregoriano de Lisboa, Academia de Amadores de Música e pela Hochschule für Musik und Theather de Hamburgo. Em 1992 foi finalista no Concurso da Juventude Musical Portuguesa e em 1995 foi vencedora do 1º Prémio no 4º Festival Internacional de Guitarra de Zarautz em Espanha. Em 2000 colaborou com a Companhia de Teatro da Cornucópia na peça As Bodas de Fígaro com música original de João Madureira. É docente na Academia de Música de Santa Cecília e na Academia de Amadores de Música.
Rute Prates Estudou no Instituto Gregoriano de Lisboa onde concluiu o Curso Geral de Piano, prosseguindo os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa onde completou a Licenciatura em Formação Musical. Actualmente lecciona as disciplinas de Formação Musical e Coro, no Instituto Gregoriano de Lisboa e dirige o Coro Preparatório do Instituto Gregoriano de Lisboa, em parceria com Teresa Lancastre e Vozes do Catavento.