Em 2022 o Verão Azul dá continuidade ao ciclo iniciado em 2018 no convite a artistas para trabalharem o e no território algarvio – acolhendo projectos que colocam em discussão a relação das artes com a sociedade, incentivando estes artistas a estabelecerem relações com a região e a introduzirem nas suas dramaturgias as experiências das mesmas, e propondo também às comunidades que acompanhem e participem nos seus processos e discursos.
Este é um ano zero, um ano de consolidação do trabalho desenvolvido, que conta com a presença de artistas que participaram em edições anteriores do Festival – Pauliana Valente Pimentel, Daniel V. Melim, Tiago Gandra, Nuno Lucas – num aprofundamento das suas ligações aos lugares e às suas comunidades – ao mesmo tempo que convoca jovens artistas emergentes – Daniel Matos.
Ao longo de 2022 o Verão Azul volta a habitar as cidades de Lagos, Loulé e Faro, envolvendo os artistas na realização de residências de criação, apresentação de espectáculos e também na abertura dos seus processos ao público em geral – através de formações, conversas abertas ou até mesmo a sua participação nas obras programadas.
Paralelamente, e com o objectivo de ampliar e reforçar os espaços de envolvimento directo das comunidades, o programa propõe ainda a realização em Loulé e Lagos de dois projectos de Ana Borralho & João Galante que integram a participação de jovens e de adultos e que reafirmam a forte e singular relação da dupla com o(s) público(s).
Direcção Artística: Ana Borralho & João Galante
Administração: Mónica Samões
Direcção de Produção: Andrea Sozzi
Produção executiva e Comunicação: Joana Duarte
Design Web: José Pelicano
Tradução: Cláudia Pinto
Produção: casaBranca
Estrutura Financiada por: República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes
Co-produção: Câmara Municipal de Lagos, Cine-Teatro Louletano / Câmara Municipal de Loulé
Parceria: Teatro das Figuras