SEX 18 ABR / 15h00 > 18h00
LAC - Laboratório de Actividades Criativas, Lagos
Performance / M12 / Duracional
Entrada Gratuita
A performance Two Colors. Single-selection começa com uma análise das diferenças, limites, da divisão e da vergonha relativamente ao corpo humano. Explora a percepção do corpo indistinto da doença, e sempre entendido através deste prisma. Port Wine Stains são malformações capilares, marcas avermelhadas na pele que vêm de nascença. Durante a performance, tornar-se-ão ao mesmo tempo no material e na ferramenta de questionamento da individualidade e da intimidade. O corpo torna-se algo social, sujeito a opiniões, usado e adaptado a expectativas e construções. A situação também envolve uma transferência de poder para o público, e o resultado final dependerá deste. Os participantes receberão instruções do que fazer, mas, em última análise, decidirão o caminho a tomar. Depois não há volta a dar, uma vez tomada, a decisão torna-se permanente.

Performance: Barbara Stańko-Jurczyńska
Barbara Stańko-Jurczyńska (2000, Polónia) é feminista, artista visual e parte do colectivo antifascista Basta. É licenciada pela Faculdade de Escultura da Universidade de Artes Magdalena Abakanowicz, em Poznań. A sua prática artística assenta no artivismo, no envolvimento comunitário e nos Estudos sobre a Deficiência.
A artista cria performances, obras site-specific e projectos interactivos. Nos seus trabalhos usa o seu próprio corpo como material escultórico, como em Port Wine Stain, condição com a qual vive desde sempre. Na sua prática artística, envolve-se em situações inusitadas, que leva ao limite do absurdo. Explora as dinâmicas da violência, contrapondo-a a elementos aparentemente estranhos, para desafiar percepções de poder e de vulnerabilidade.