SEX 18 ABR / 15h00 > 18h00
LAC - Laboratório de Actividades Criativas, Lagos
Instalação Multimédia / M6
Entrada Gratuita
INFINITE CONVERSATION
Utilizando discursos gerados por IA para simular um diálogo interminável entre dois intelectuais, Infinite Conversation vinca a preocupação actual sobre confiança e autoridade nos media. Qualquer pessoa pode usar ferramentas modernas para fabricar uma voz realista, podendo dar origem a uma proliferação de conteúdos de má qualidade.
À medida que a tecnologia evolui, temos de apostar na sensibilização e na educação éticas, para garantir a utilização responsável destas ferramentas. A arte e a filosofia, aqui nas vozes de Werner Herzog e Slavoj Žižek, podem guiar-nos nesta aventura por águas traiçoeiras.
Infinite Conversation (IC): LLMs e modelos de linguagem refinados, página web sobre CRT
STREAM of CONSCIOUSNESS
Stream of Consciousness é uma performance diária de Livia, artista digital imaginária nascida da IA. Transmitindo diariamente os pensamentos desta IA, oferece um vislumbre da sua mente enquanto explora, reflecte e cria através de ferramentas como o Midjourney ou DALL-E. Ao enfatizar a linha ténue entre a criatividade humana e a IA, a viagem de Livia questiona se a arte deve ou não ser automatizada. À medida que esta interage em plataformas como o Mastodon ou o Bluesky, os espectadores têm de decidir se a aceitam ou não como artista, desafiando percepções de identidade e de criatividade na era digital.
Stream of Consciousness (SoC): LLMs em open-source, modelos text-to-image; página web sobre LED.
Com a ajuda de Tibor Szasz (Interface do utilizador).
Giacomo Miceli é artista, informático e empresário. O seu trabalho explora a forma como os meios digitais podem captar e transformar a nuances culturais e línguísticas “glocais” no âmbito da experiência humana. As suas obras estimulantes e provocadoras, marcadas pelos temas da viagem e transformação, ganharam reconhecimento mundial e expõem frequentemente a natureza atraente, mas perigosa, da era digital. Acredita que a verdadeira unificação da Arte e da Tecnologia (τέχνη) já vem tarde, e manifesta isto através da sua exploração visual e do deslumbramento semântico.