© Marcelo Vigneron.
© Marcelo Vigneron.

COREIA #8 – Circular / Parasita com João dos Santos Martins

Clube Artístico Lacobrigense, Lagos / Sex 7 ABR 16h30
SUL, SOL e SAL, Loulé / Dom 16 ABR 16h00

Publicação / 30' / Entrada Livre / M6

Coreia é uma publicação de carácter experimental, crítico e discursivo a propósito das artes em geral, firmada numa relação umbilical com a dança.
De tiragem semestral, o jornal pretende ser um fórum independente e internacionalista a partir de questões, obras e artistas, preocupado em divulgar vários formatos em língua portuguesa.
O número #8 é uma edição especial que dedica um caderno aos escritos de Gil Mendo – figura ímpar na dança contemporânea em Portugal, que nos deixou em 2022. Para o lançamento do Coreia #8, contamos com a apresentação do seu director editorial, João dos Santos Martins, e de uma sessão de escuta/conferência pelo artista e compositor João Polido, intitulada Sombra de Vento, que é fonte da sua contribuição em texto para esta edição do jornal, e que indaga sobre questões de tradição, identidade nacional, memória e a criação de mundos via práticas culturais.

Contribuição #8: Ahn Vo, Ana Rita Teodoro & Valérie Castan, Chloe Chignell, Davi Pontes, Diana Niepce, Estelle Nabeyrat, Gil Mendo, Guilherme Valente, Inês Zinho Pinheiro, João Polido, Myriam Goufrink & Wilson Le Personnic, Pope.L, Rogério Nuno Costa, setareh fatehi, Silvia Federici, Tiago Amate.


Tradução: Joana Frazão, Marinho Pina, Patrícia da Silva, Pedro Morais
Revisão: Pedro Cerejo, Daniel Lühmann
Direção Editorial: João dos Santos Martins
Editora-Adjunta: Clara Amaral
Editores Coreia: Gil João dos Santos Martins, Joclécio Azevedo, Maria José Fazenda, Pedro Pinto
Design Gráfico #8: Isabel Lucena
Design Gráfico Coreia: Nuno Beijinho
Apoios no Lançamento: Culturgest (Lisboa), Escola de Dança do Centro municipal de Juventude de Vila do Conde, Festival Verão Azul (Lagos, Loulé), Linha de Fuga (Coimbra), Livraria Centésima Página (Braga)
Apoio na distribuição: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua
Produção e Distribuição: Associação Parasita, Circular Associação Cultural


João dos Santos Martins (n. 1989, Santarém) tem articulado a sua prática entre a criação coreográfica – geralmente desenvolvida em processos colaborativos – e a interpretação em dança de trabalhos de artistas como Moriah Evans, Xavier Le Roy, Eszter Salamon e Ana Rita Teodoro, entre outros.
O seu interesse pelas genealogias da história da dança, processos de transmissão e a aliança entre prática e discurso levou-o a criar, juntamente com Ana Bigotte Vieira, um dispositivo para o mapeamento colectivo da dança em Portugal, denominado Para uma Timeline a Haver, e a fundar o Coreia, um jornal semestral sobre as artes, dedicado a escritos de artistas.
Esporadicamente, faz curadoria.