Num Verão Azul, eu vejo
“…Uma casa tem uma porta
Um gabinete tem uma porta
Uma mesa tem uma porta
Um saco tem uma porta
Uma flor tem uma porta
Um cérebro tem uma porta
Os olhos têm uma porta
Uma boca tem uma porta…”
27-10-1969 Heilongjiang – China
Radicada na Alemanha, vive e trabalha em Braunschweig. A sua carreira artística começou como pintora no lendário bairro de artistas em Pequim, East Village, onde viveu e trabalhou durante muitos anos, fazendo assim parte da comunidade artística avant‐garde chinesa.
Em 1995 participou na performance To ad one meter to an anonymous mountain, que foi considerada como um clássico chinês de arte moderna.
Em 1998 muda‐se para a Alemanha tornando‐se numa artista performática sob influência de Marina Abramovic, com quem estudou no HBK Braunschweig, na Alemanha, entre 2000 e 2004. Trabalhou com o realizador e actor Christoph Schlingensief e o realizador e produtor Hein Birgit.
No cerne da Arte de Yingmei Duan, a Performance é a forma artística de eleição para a exploração dos instintos humanos, os seus desejos sombrios e suas aspirações. Examinam‐se processos da sociedade e questionam‐se as suas convenções e comportamentos.
Yingmei Duan é uma curiosa observadora que se questiona sobre todas as facetas da vida como forma contínua de aprendizagem e desenvolvimento. A dimensão temporal, a interacção com o público, a espontaneadade têm um papel importante no seu trabalho.
As suas obras são sobretudo projectos Work In Progress, resultado de longas residências artísticas.
As suas performances tanto podem ser criadas de forma espontânea e impulsiva resultando em experiências situacionais, assim como construidas com a máxima precisão e detalhe através de longas residências.
Nos útlimos quinze anos Yingmei Duan tem desenvolvido o seu trabalho através de inúmeros festivais, espectáculos, residencias e workshops, tanto a nível nacional como internacional.