CCL – Centro Cultural de Lagos
Sex 2 AGO, 22h30
Dança / 2011 / 40′
Em Um gesto que não passa de uma ameaça assumimos a palavra como um corpo que sujeitamos às mesmas lógicas de composição do movimento.
Considerar uma palavra enquanto corpo é lidar com toda a sua potência, é ter em conta não só o seu significado como também a sua plasticidade sonora e a sua relação com a voz, a respiração, o ritmo e a musicalidade. Como quando repetimos uma palavra até ela perder o seu significado, neste trabalho procuramos situar-nos nesse momento de perda e atribuição de sentido, de degeneração e transformação, indo ao encontro do modo caótico como a nossa mente percebe e associa acontecimentos.
Assim, libertamo-nos de determinismos semânticos e sintácticos, dissimulamos a hierarquia aparente entre a palavra, a voz, o movimento e o gesto e aspiramos a novas constelações de sentido que reflitam a complexidade da experiência humana que tão ingenuamente se tenta conter em sistemas e modelos.
É um percurso degenerativo entre palavras contraditórias, contextos sem correspondência, línguas diferentes ou mesmo inexistentes, feito por ligações ténues e subtis de sons, movimentos, respirações e fonemas.
Direcção, texto e interpretação: Sofia Dias & Vítor Roriz
Som: Sofia Dias
Colaboração artística: Catarina Dias (imagens em cena)
Direcção técnica e iluminação: Nuno Borda de Água
Figurinos: Lara Torres
Co-produção: Box Nova / CCB, O Espaço do Tempo, CDCE
Parceiros: alkantara, ACCCA, O Rumo do Fumo, O Negócio / ZDB, Bains Connective
Difusão: Materiais Diversos
Gestão financeira: SUMO Associação de Difusão Cultural
Projecto financiado por: Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura – DG Artes
SOFIA DIAS & VÍTOR RORIZ colaboram desde 2006 na pesquisa e concepção de vários trabalhos de dança, apresentados em Portugal e na Europa. Para além da sua actividade coreográfica e interpretativa, têm leccionado vários workshops das artes performativas. Leccionam a disciplina Oficina de Corpo aos alunos do Curso de Teatro da ESAD – Caldas da Rainha (Licenciatura) – 2010 / 12. São artistas associados da Materiais Diversos e d’O Espaço do Tempo.