© Filipe Ferreira

Masterclass de TIAGO RODRIGUES

Teatro das Figuras - Foyer
Sáb 28 OUT, 11h00 > 13h00

Acesso gratuito
Sujeito a inscrição prévia através do email:
rgoncalves@teatrodasfiguras.pt

NÃO MORRER

Não morrer. Sobretudo, não morrer. Ficar na vida. Face à ideia da morte, confirmar que estávamos certos de todas as vezes que dissemos que as coisas fundamentais da vida são invisíveis. Estávamos certos até mesmo quando duvidávamos do que dizíamos, porque duvidamos sempre do que dizemos e sabemos que o silêncio entre cada palavra que proferimos não se chama silêncio, o seu nome é dúvida.
Na dúvida, ficar na vida. Perante a ideia da morte, reafirmar a razão pela qual participamos da vida: o mistério do futuro. Saber negar os amáveis convites da morte, que nos indica um lugar onde nos sentarmos esperando que o mundo venha ter connosco, que nos pede que aceitemos o mundo tal como é, incondicionalmente, enquanto aguardamos a hora da morte, com a impotência dos vencidos. Recusar a morte e ir ter com o mundo, ser nómada, descobrir o que se esconde para lá da montanha, viajar até ao outro lado da noite. Talvez até transformar uma ínfima parte desse mundo ou nunca chegar a consegui-lo. Ser vencido, talvez, mas vencido pela vida. E, sobretudo, não morrer.
E, por isso, é preciso preservar os lugares públicos e os lugares clandestinos onde podemos ficar na vida. É preciso preservar os momentos em que nos dedicamos ao mistérios, as horas em que fazemos ligações inesperadas entre o que já existia na procura do que ainda não existe. É preciso preservar o encontro onde nos dizemos: aqui estamos, talvez poucos, mas certos de que, perante a perspectiva da morte, escolhemos ficar na vida. E, sobretudo, não morrer.

Tiago Rodrigues


Produção: casaBranca
Co-produção: Teatro das Figuras