© João Pedro Rodrigues

JOÃO PEDRO RODRIGUES – O Ornitólogo

Galeria LAR, Lagos
Qua 18 OUT, 21h30

Cinema / PT-FR-BR / 2016 / 118' / M16
Entrada livre

Fernando, um ornitólogo solitário, é engolido pelos rápidos quando descia um rio perdido no Norte de Portugal, em busca de cegonhas pretas, uma espécie ameaçada. Salvo das águas por duas chinesas em peregrinação a Santiago de Compostela, penetra numa floresta sombria e misteriosa ao tentar regressar onde partiu.

Mas, pouco a pouco, obstáculos e encontros inesperados colocam-no à prova, surpreendem-no, violentam-no e conduzem-no a actos extremos que o vão transformar. Gradualmente, Fernando revela-se um outro homem: inspirado, múltiplo, e, finalmente, iluminado.


Realização: João Pedro Rodrigues
Argumento: João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
Com: Paul Hamy, Xelo Cagiao, João Pedro Rodrigues, Han Wen, Chan Suan, Juliane Elting
Imagem: Rui Poças A.I.P.
Som: Nuno Carvalho
Direcção artística: João Rui Guerra da Mata
Montagem: Raphaël Lefèvre
Música original: Séverine Ballon
Guarda roupa: Patrícia Dória
Primeiro assistente de realização: Paulo Guilherme
Produtores: João Figueiras, Diogo Varela Silva, Vincent Wang, Antoine Barraud, Gustavo Ángel, Alex García e Maria Fernanda Scardino

João Pedro Rodrigues começou por estudar biologia para se tornar ornitólogo, mas depressa desistiu a favor do cinema, formando-se na Escola Superior de Teatro e Cinema. A sua obra explora o desejo humano em todas as suas aparências e disfarces, reflectindo a multifacetada história da sétima arte, desde os géneros clássicos até ao cinema documental e experimental. Realizou cinco longas-metragens: O Fantasma (2000), Odete (2005), Morrer como um Homem (2009), A última vez que vi Macau (2012) – co-realizado com João Rui Guerra da Mata – e O Ornitólogo (2016). Também realizou diversas curtas-metragens, algumas das quais com Guerra da Mata, um corpo de trabalho que os realizadores gostam de chamar os seus “Filmes Asiáticos”. Os filmes de João Pedro Rodrigues estrearam-se e foram galardoados nos principais festivais de cinema mundiais, incluindo Cannes, Veneza, Locarno e Berlim.