© Rita Delille

SÍLVIA REAL em co-criação com GRUPO 23:SILÊNCIO! e FRANCISCO CAMACHO – A Laura quer!

ESTREIA ABSOLUTA

Cine-Teatro Louletano / Dom 27 OUT 17h00
Espectáculo legendado em EN / Conversa pós-espectáculo com os artistas

DANÇA-TEATRO / Para famílias / 70' / M6 / 3€ - COMPRAR

No início definiu-se o gesto: dar a mão a quem habita o incómodo lugar da adolescência. E fazê-lo de igual para igual, sem lições nem direcções, caminhando juntos, questionando papéis e estereótipos, assumindo a deriva. A Laura quer! é a nova criação do Grupo 23: silêncio! com adolescentes e crianças, um espectáculo voltado para o futuro e dirigido a todos os públicos.
“Mas que futuro será este, ancorado nas incertezas deste intenso agora?”, pergunta a coreógrafa Sílvia Real. “… desafiando a evidente opressão, ousamos ouvir o silêncio, expandir o espaço e gerar uma energia pulsante para enfim imaginarmos juntos o lugar de cada um na história que hoje se escreve, e na qual todos somos chamados a inscrever-nos. Uma história que necessariamente teremos de construir mais justa, sustentável e pacífica, contra o medo de coexistir”.


Direcção Artística: Sílvia Real
Coreografia: Francisco Camacho, Sílvia Real
Co-criação e Interpretação: Afonso Ramires, Beatriz Valentim, Gaspar Menezes, Inês Trindade, Jade Mandillo, Lua Areal, Luis Odriozola, Magnum Soares, Miguel Ferreira, Sílvia Real, Vasco Sequeira, Violeta Guerreiro
Composição Musical e Interpretação ao vivo: Afonso Minderico, André Ferreira, Jade Mandillo, Sofia Pelágio, Vasco Sequeira
Direcção Musical: Ana Sofia Sequeira
Assistentes de Direcção Musical: Jasmim Mandillo e Vasco Sequeira
Banda sonora Indigo, de Bernardo Sassetti; Elétrica Cadente (Vol.1), de Dead Combo, Édification en forme de Ogives (Harmories) de Joana Gama, Luís Fernandes e Ricardo Jacinto; Desconhecido (Rush), do Quinteto Mário Franco; Calma (All the Dreams), de André Matos
Texto original: Laura Quindler, a Harpista, de S.S. Pelágio
Investigação / Direitos Humanos: Simone Andrade
Figurinos e Adereços: Carlota Lagido
Direcção Técnica e Desenho de Luz: Frank Laubenheimer
Operador de som: Vasco Cadete
Colaboração LGP: Alexandra Marques Fernandes
Produção Executiva: Sofia Afonso
Estagiária de Produção: Federica Barone
Comunicação: Susana Ribeiro Martins
Uma produção Real Pelágio em co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II, Festival Verão Azul, Festival Músicas do Mundo de Sines, Câmara Municipal de Castelo Branco
Produções Real Pelágio é uma estrutura artística co-financiada pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes e pela Câmara Municipal de Lisboa e apoiada pela SIB A Voz do Operário.
Agradecimentos: todos os pais e familiares das crianças e intérpretes do Grupo 23: silêncio! Dupla Cena – António Câmara, Jasmim Mandillo, Sérgio Pelágio, Sofia Andrade, Vicente Lagido

Sílvia Real é coreógrafa e bailarina e Directora Artística do Grupo 23: silêncio! Em 1997, juntamente com o músico Sérgio Pelágio, criou as Produções Real Pelágio. Desde 2013 coordena o Centro de Formação Artística, no Teatro da Voz, em parceria com a Escola Voz do Operário e a EIRA.
Foi Intérprete de vários coreógrafos, nomeadamente João Fiadeiro, Vera Mantero, Miguel Pereira, Francisco Camacho e Filipa Francisco.

O Grupo 23: silêncio! é um colectivo de educação artística intergeracional que, desde 2013, desenvolve investigação e co-criação em artes performativas, pensamento crítico e direitos humanos.

Francisco Camacho nasceu em Lisboa em 1967. É coreógrafo, bailarino, membro fundador e Director Artístico da EIRA. As suas criações circulam pela Europa, América e África desde 1988. Foi galardoado com vários prémios. Desde 1991 que cria e interpreta solos e peças de grupo. Dançou com vários coreógrafos, destacando Paula Massano, Meg Stuart, Alain Platel e Carlota Lagido.


Grupo de Crítica VA9 – Textos

Sobre A LAURA QUER! de Sílvia Real, Grupo 23 e Francisco Camacho / EIRA
texto de Tata Regala

Conhecer a Laura é reconhecer-me a mim não só na adolescência como no agora, volvidos quase 30 anos! Há algo de maior neste projecto de intervenção com crianças e adolescentes mas cujo conteúdo me ressoa como algo transversal à idade. Numa fusão impecável entre a dança, a coreografia, a representação, a sonoplastia, a luminotecnia e a música ao vivo, “A Laura Quer!” de Sílvia Real, do Grupo 23:Silêncio! e Francisco Camacho, denota o tempo de dois anos de trabalho em cada detalhe, em cada escolha, em cada movimento, em cada momento.

A elegância com que o grupo consegue abordar com leveza temas tão complexos como o consumo responsável ou a miríade de vontades, pressões e influências a que estamos sujeitos nesta sociedade, é admirável. Sinto-me privilegiado por ter visto o resultado em palco do que só podem ter sido dezenas e dezenas de ensaios, conversas, debates e negociações entre todos os co-criadores.

Sei que estas crianças e adolescentes que participam em “A Laura Quer!” têm algo de maduro por se terem entregue assim, com tamanha honestidade. Sei que quero fazer parte desta equipa e que só por ter tido a sorte de estar numa das cidades onde o Festival Verão Azul opera, sou também eu Laura, com novos quereres que este espectáculo sublime me evidenciou.
2 de Novembro 2019