Desde a sua origem que a casaBranca tem o desejo de realizar na cidade de Lagos um Festival de Artes Performativas de carácter multidisciplinar.
Este desejo radica-se no facto de entendermos que o pensamento e a acção artística não se resumem unicamente à criação de objectos artísticos, e assumirmos como vital e urgente a criação de espaços de partilha e diálogo crítico que privilegiem as expressões contemporâneas nas suas diversas áreas e linguagens.
Esta edição do Festival Verão Azul será a sua “edição zero”.
Conscientes do desafio que a realização de um evento desta natureza representa, decidimos fazer uma primeira edição com um desenho de programação mais restrito mas que revela e expõe já as suas preocupações e prioridades estéticas e artísticas, com o objectivo primeiro de o fazer crescer, inscrever e afirmar na região de forma continuada nos próximos anos.
Esta “edição zero” contempla sobretudo a apresentação de trabalhos de criadores nacionais, embora integre já dois espectáculos de artistas estrangeiros, estruturando-se em três áreas que integram linguagens distintas: espectáculos de Artes Performativas, o evento Days Off Sound e o Vídeo Clube VA.
Deixamos um agradecimento muito especial a todas as entidades, parceiros e especialmente a todos os artistas que connosco colaboraram e tornaram possível a realização deste Verão azul em pleno Inverno.